A base da Natação para Crianças

Mês da Criança, brincadeiras, diversão, doces, “presentinhos” e mais um monte de coisas boas. No meio de tanta coisa legal, vem a pergunta: Onde esta o trabalho de BASE?!

Agora antes de dar sequencia, vamos a pergunta tradicional de toda 5a: Já nadou?!
Não?! … Então hoje o “papo” é sério; pode ler antes com a promessa de visitar o meio liquido depois…

Criança na maior parte do tempo esta sempre associada a brincadeiras, diversão e muita atividade…

Com 8 anos, na Natação temos a 1a categoria “competitiva” classificada como PRÉ-MIRIM. Se seguirmos por esta linha, uma Criança com esta idade já pode nadar de forma oficial em competições de Federação e até mesmo da Confederação(Torneios Nacionais divididos por Regiões ). Nos anos 90 levei alguns para participar do “FESTIVAL CBDA/CORREIOS SUDESTE MIRIM/PETIZ DE NATAÇÃO” onde sempre levei Crianças da categoria PETIZ (11 e 12anos). Pra não ficar muito “sério” sempre usamos a palavra “FESTIVAL”, e particularmente neste caso ainda é divulgado de forma “extra-oficial” o ranking nacional destas categorias…

Onde quero chegar?!

Durante esta semana, respondi ao e-mail de uma Mãe que me pedira desculpas pelo filho de 8 anos não poder participar do treino devido a uma corrida de Cross Country… Este garoto (Payton) ainda pratica Baseball e a “nossa” Natação!

Sem pensar 1/2 vez respondi:
– Obrigado por me avisar! Fique tranquila quanto ao Payton, gostaria de lhe dizer que incentivo e aprecio muito as Crianças que praticam mais de uma modalidade durante a infância.

Atualmente onde trabalho, temos Crianças que até os 10/11 anos de idade fazem além da Natação, outras modalidades como Surf, Football, Soccer, Baseball, Cross Country, Ginastica Artística, Balet, Lacrosse e tantas outras que nem vou mencionar…

Por muito tempo sempre pensei que seria bom ter a Criança envolvida especificamente em uma modalidade (que foi o meu caso), mas esse pensamento durou muito pouco … Fui testemunha de vários casos de Nadadores que fizeram modalidades paralelas durante muitos anos, e que isso foi um fator determinante no momento de escolher uma e dar sequencia especificamente na que acabou tendo mais afinidade.


A “DIVERSIDADE MOTORA” proveniente da pratica de múltiplas modalidades principalmente nesta faixa etária entre 5 e 12 anos sem duvida alguma coloca este “HUMANINHO” em um patamar mais elevado que a maioria…

Este “HUMANINHO” pode até ter um pouco de dificuldade no inicio por não estar tão preparado “especificamente” para esta modalidade escolhida, mas esta dificuldade vai desaparecer tão rápido pelo domínio e desenvolvimento motor proveniente das variadas atividades desenvolvidas anteriormente que o “passo para trás”, vai se transformar no “salto TRIPLO” para frente!

Falamos tanto de BASE, e o assunto tomou uma proporção violenta depois das Olimpíadas do ano passado…
Nós no Encontro de Técnicos realizado todos os anos, estamos indo para o 4o ano onde as palestras são voltadas 100% para a BASE. Estamos tentando ao máximo criar subsídios para que os Profissionais envolvidos na Natação de BASE possam cada vez mais fazer com que a cada 100 “HUMANINHOS” uns 10 ou manos possam chegar ao “TOPO DO OLIMPO”, mas caso isso não aconteça este “pequeno atletinha” terá muita coisa boa pra contar e curtir na sequencia…

Quando falamos de trabalho de “BASE”, geralmente esquecemos, ou simplesmente não colocamos a sequencia total desta “linha de produção”…
Trabalhar com criança é e sempre será coisa muito seria!
Aos Pais uma “CHAMADINHA DE LEVE”: Incentive e não cobre absolutamente nada além de comprometimento…
Que este comprometimento venha dos dois lados…
Que esta fase seja baseada em APOIO e INCENTIVO…
Que o Esporte seja uma escolha livre, e que existindo a possibilidade pratiquem juntos…

Pra finalizar, temos duas filhas, a Isadora e a Marina. Nenhuma das duas é ou se quer passou perto de ser nadadora, sabem nadar e dançam, fazem cross country e desenham bastante…
Uma vez perguntado se não sentia falta de ter as duas treinando e competindo Natação, respondi que fico muito feliz das duas praticarem esporte e que de alguma forma poderem fazer de forma competitiva e saudável…

Desejo a todas as Crianças, muita curtição em qualquer que seja a sua opção e aos Pais a alegria de poder participar de uma jornada sensacional…


Aquele abraço molhado e até a próxima !

Alexandre Indiani
#ENCONTRO NACIONAL de TÉCNICOS
#MORMAII NATAÇAO e WETSUIT
Skype a.s.indiani / USA +1 904-525 0644

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *