Eu só quero saber do que pode dar certo

Boas…

Hoje é dia de checar o material e verificarmos tudo antes de cair na H2O.

Como não somos perfeitos, e nem temos bola de cristal vamos ficar atentos em pequenos detalhes que podem sair do nosso controle em um dia de competição.
Quando digo competição, pense na piscina e na maratona aquática mesmo com algumas semelhanças e diferenças ambos ambientes requerem cuidados e atenção da mesma forma.

Comentei em um outro post faz algum tempo sobre o Michael Phelps durante as Olimpíadas do Rio onde no Revezamento 4x200m Nado Livre sua touca rasgou e bateu um certo desespero pois faltava uns 70m para ele cair na H2O.
Me lembro que na época disse que o peso de uma touca e um óculos de natação no bolso do roupão, da bermuda ou da calça não significa nada e portanto ter os dois por segurança vale muito a pena.

Passando para os trajes tecnológicos toda atenção é pouco, principalmente pelo fato de que os mesmos não podem ter nenhum furo e também por sabermos que a vida útil deste material não é muito longa.

Antes de vestir sempre verifique o material, cheque as proximidades das costuras pois este é o local de maior tensão e com o tempo é exatamente onde o problema pode surgir. Na dúvida use um novo pois se o traje rasgar antes de cair na H2O Você tem que ser “ligeiro” para comunicar o Árbitro, e sair para trocar.

Uma touca rasgada é uma coisa, um traje rasgado é outra coisa que com certeza vai gerar um stress desnecessário. Conferir antes irá previnir uma correria que certamente desestabilizará emocionalmente até os mais “zens”…

Jamais teste um óculos na prova!!!!! Pode até testar no aquecimento, mas na prova NUNCA.

O ideal é sempre testar durante os treinos, assim Você pode conferir de forma tranquila a vedação, o quanto deve se apertar ou alargar as tiras para que fique confortável, algumas saídas do bloco pra garantir que não vai nadar com o óculos na boca parecendo um “cabresto”, no pescoço parecendo uma gargantilha ou com dois aquários durante a prova.

O clima é outro ponto importante.
Lembre-se que atualmente as 4 estações estão compiladas na maioria das vezes em um único dia…
Neste caso, “seguro morreu de velho” e como dizia minha Mãe: “- Que vai carregar é a mochila que estará no carro…”
Tenha um ou dois pares de meias extra, leve um agasalho mais quente e tenha pelomenos uma toalha extra…

Com relação as provas de Águas Abertas, basicamente os princípios são os mesmos porém um importante componente que lhe salvará das assaduras se não for bem aplicado pode arruinar a sua prova.
SIM!!!!! Estou falando da vaselina.
Se possível sempre peça para alguém aplicar no seu corpo, e caso não tenha ninguém coloque um saco plástico nas suas mãos e faça a aplicação.

Neste caso da vaselina, a maior preocupação esta no fato de que a mesma se entrar em contato com os seus óculos não vai valer o sacrifício de tentar lavar ou limpar os óculos e sim trocar por outro de preferência igual.
Ainda falando dos óculos, lembre-se que o dia pode estar ensolarado ou nublado portanto tenha pelomenos 2 claros e dois escuros por precaução…
Seguindo com os óculos; é de extrema importância que os mesmos sejam muito confortáveis… O tempo que eles permanecerão no seu rosto pode variar entre 30 e 240 minutos (ou até +).

Na linha dos trajes, lembre-se de estar preparado para a H2O quente ou a de “bater o queixo”… Pela regra o uso dos wetsuits é OBRIGATÓRIO em temperatura abaixo de 18ºC , OPCIONAL entre 18 e 20ºC e PROIBIDO acima de 20ºC.

Sempre faça o teste da “roupa” durante os treinos, faça séries, nade longo, enfim acostume-se com “ele” antes de utilizar em uma prova.
Muita coisa pode interferir e prejudicar no dia da competição. A flutuabilidade muda, o material irá restringir principalmente os movimentos dos braços causando um certo desconforto ou até o abandono da prova por dor nos ombros…

Como mencionado anteriormente, tenha seu wetsuit e o maio/sunga na mochila para garantir que o frio não vai te pegar, ou o calor não vai te surpreender somente de wetsuit.

Outro item importantíssimo para ambos ambientes é a alimentação!!!!!!
Por favor, não “invente” de experimentar NADA no dia anterior ou no dia, ou durante a prova … O seu organismo pode lhe avisar que algo “deu ruim” em um momento não tão propício ou adequado!!!!!!

No mais, ótimos treinos, excelentes competições e lembre-se de checar seu material regularmente!

Um forte e molhado abraço,
Indiani

Alexandre Indiani
#ENCONTRO NACIONAL de TÉCNICOS
#MORMAII NATAÇAO e WETSUIT
Skype a.s.indiani / USA +1 904-525 0644