O problema não é o tamanho do fone e sim o que entra nos seus ouvidos

Boas…

Se Você é como eu 100% movido à musica, hoje o negócio é escutar a sua “playlist” pra cair “nervoso” pro treino…

Não importa o tamanho do seu fone de ouvido, e sim o que ele vai colocar dentro do seu canal auditivo. Sempre tive as minhas favoritas e comecei escutando as minhas “playlists” em K7 no walkman, depois evolui para o discman até chegar aos MP3 da vida…

A relação entre a música e esporte é vasta e inegável sob diversos pontos de vista. É, de fato, uma relação com muitas facetas. Diversos estudos comprovam a influência da música na atividade física e o assunto já conta com uma grande bibliografia especializada.

Quem nunca se emocionou ao ouvir certa canção? A música realmente tem a capacidade de mexer com o nosso lado emocional, despertando emoções intensas, evocando lembranças marcantes, inspirando mudanças e um dos pontos que mais me chamam a atenção: sentir o seu coração bater mais forte e perceber que o seu corpo começa a esquentar sem sequer fazer nenhum movimento…

É devido a esse “poder” que a prática de esportes enquanto se escuta música pode de fato melhorar o desempenho do atleta.

A música consegue alterar o estado da mente das sensações negativas para as positivas. Assim, a nossa mente imediatamente tira o foco do cansaço e da dor, diminuindo drasticamente a percepção de esforço… “Ela” atua numa região do nosso cérebro chamada de núcleo accumbens. Uma parte da via de recompensa que gera sensações como prazer, impulsividade e comportamento maternal. Uma vez ativada, ocorre a liberação de dopamina, o que acaba por melhorar o nosso humor e sensação de felicidade, além de atenuar sentimentos negativos como depressão, tensão e raiva.

Outra grande vantagem da música durante a prática esportiva é que ela se adapta facilmente às nossas necessidades. Ela pode servir tanto para o atleta que precisa regular sua ansiedade antes de uma importante competição, como para “pilhar” e energizá-lo momentos antes da prova.

Quem acompanha o mundo esportivo já viu muitos atletas antes de nadar, correr, jogar ou até mesmo relaxar ostentando os mais variados modelos de fones de ouvido. A marca “B…s” começou a patrocinar o nadador Michael Phelps em 2012, e fez uma linha personalizada para o mesmo. Durante a competição ele utilizou um diferente para cada uma de suas provas… “Menino” sortudo não?! E por falar em Phelps, eis algumas músicas que ele tem na sua playlist:

Mas engana-se quem pensa que essa relação pode ser apenas benéfica: muitos atletas e especialistas apontam possíveis malefícios da prática entre profissionais e amadores.

Existe a possibilidade da música distrair ou acelerar em demasia o Atleta antes de uma prova, que torna a prática de ouvir música durante uma competição desaconselhável. Para que isso não ocorra, faça testes durante os treinos, antes de séries ou tomadas de tempo informais, tente encontrar as músicas que te trazem aquela sensação de estar “PRONTO” pra cair na H2O e “voar”, ou as que te trazem tranquilidade e relaxamento para um pós-treino ou intervalo de competição… Sempre gostei das musicas clássicas para relaxar após uma prova ou no intervalo…

O mais importante é que cada um preste atenção no que a música realmente lhe traz de benefícios. Medir os prós e os contras da prática e atuar sempre dentro de um equilíbrio, respeitando os limites do corpo. Tendo tudo isso em mente, basta caprichar na playlist e partir para o treino…

Um forte e molhado abraço,
Indiani ao som de

Iron Maiden – Be Quick Or Be Dead (Official Video)
Iron Maiden – Be Quick Or Be Dead – from 1992’s Fear Of The Dark Buy from Amazon: http://po.st/aFearOfTheDark Download: http://smarturl.it/iFearOfTheDark Stream: http://po.st/sFearOfTheDark Newly uploaded in HD Complete your Iron Maiden vinyl collection: https://parlopho.ne/maidenvinylcollection New album ‘The Book Of Souls’ out now. Get your …
www.youtube.com

Alexandre Indiani
#ENCONTRO NACIONAL de TÉCNICOS
#MORMAII NATAÇAO e WETSUIT
Skype a.s.indiani / USA +1 904-525 0644