Sunga, bermuda ou macaquinho… Como escolher o traje para sua prova?

Sunga, bermuda ou macaquinho… Como escolher o traje para sua prova?
Por Samir Barel

Olá amigos!! Muita gente acaba não se importando com esse assunto, mas a escolha da vestimenta para as provas pode interferir diretamente no resultado esperado.

No geral, é importante saber que as regras para vestimenta em provas nacionais e internacionais são muito simples: a vestimenta deve ter o selo da FINA! Já em provas que não permitem a utilização de Neoprene, o macaquinho, calça e bermuda são permitidos desde que também tenham o selo da FINA.

Nas provas amadoras em geral existem algumas alterações para prevenir acidentes, aumentar a segurança e atrair mais atletas, portanto é fundamental ler os regulamentos das provas!!

Muitas vezes a escolha do traje tem a ver com a temperatura da água. Em águas frias, a roupa de Neoprene ajuda muito na manutenção da temperatura corporal, mas não é apenas esse o benefício que a vestimenta oferece. Flutuabilidade, compressão (retorno venoso) e conforto também contribuem para um bom rendimento do atleta. Esses fatores também devem ser considerados na escolha do traje, sendo ou não com neoprene.

Sunga x Bermuda

O material é praticamente o mesmo, mas em geral o material da bermuda é mais tecnológico e a compressão auxilia no retardo do acumulo de ácido lático. Além disso a sensação de flutuação traz mais confiança para o atleta. Já a sunga é extremamente confortável para os treinos e por isso a grande maioria dos atletas utilizam as bermudas somente nas competições e treinos específicos de simulação de provas.

Macaquinho com manga x sem manga

Geralmente atletas que possuem mais dificuldade técnica e frio utilizarão a roupa com manga e atletas mais técnicos e menos friorentos utilizarão sem manga. Para provas muito longas, a roupa com manga acaba sendo um pouco desconfortável pois traz a sensação de bloquear o movimento do braço e cansaço ao fazer a puxada na fase submersa. A manga flutua, o atleta precisa fazer um pouco de força para afundá-la e o desgaste aumenta. As roupas sem mangas deixam o movimento de braços mais soltos e eficientes. Ambas trazem muita flutuabilidade, mas o que realmente fará diferença é adaptação do atleta ao traje e metragem que nadará (e o treino, claro! risos).

Teste tudo ANTES da prova!

Independente da escolha, experimentar, testar e se adaptar a cada uma das vestimentas é fundamental para qualquer atleta de qualquer nível. O dia da prova é especial, alguns gostam de usar um traje diferente, mas neste dia, se você pretende alcançar uma boa performance, o ideal é não estrear nada! Nadar com desconforto é péssimo, então veja os prós e contras de cada traje antes para evitar surpresas.

A Mormaii possui vários trajes confortáveis e de qualidade para o nadador atingir a sua melhor marca. Além disso, a marca já possui o traje de Neoprene com o selo da FINA que é obrigatório em temperaturas abaixo de 18 graus celsius. Fique de olho e boa prova!!