O “elixir da vida”, a FRUSTRAÇÃO!

Por muitos anos a tratativa com os jovens e adolescentes foi menos complexa do que está sendo hoje.

Quando mencionei anos, digo de uns 10 a 12 anos atrás e na questão complexidade digo que tudo era muito direto e sem rodeios, tudo era autêntico e aí digo com toda sinceridade e honestidade que sempre me acompanha, mas por muito vejo que hoje tudo tem que ser meticulosamente “ensaiado” e programado para que a sinceridade e honestidade não tragam frustração e desconforto para os ouvintes…

Isso é I M P O S S Í V E L !

Ter que lidar com a frustração foi, é e sempre será a ferramenta principal para o crescimento, amadurecimento e desenvolvimento do ser humano nascido a milhares de anos atrás até os dias de hoje; o que dizer então para um “ser” que está na Natação Competitiva ou qualquer outra modalidade buscando resultado e performance…

A grande diferença é de que a aproximadamente 250 mil anos atrás a derrota significava comer ou dormir embalado pelo “ronco” do estômago vazio e a vitória era abrir os olhos na manhã seguinte ao invés de ser digerido pelo suco gástrico no intestino do Tigre dente de sabre.

Hoje esta questão está entre conseguir algo em um clique(no máximo dois), ou ter que aguardar 15 segundos e 321 milésimos de segundo para carregar a informação pois a internet está lenta!

A parte triste do exemplo acima é que esta situação vem de nós pais que desde sempre mostramos que o que não é imediato é chato, horrível e “sacal”; na sequência taxamos nossas crias de “ansiosas e apressadas”!

Como diria minha Mãe e tantas outras: “O exemplo vem de cima!”

Quantos de vocês ingerem álcool na frente deles e minutos depois estão atrás do volante os levando para algum lugar respondendo uma mensagem de “trabalho” no celular pois não podem aguardar chegar em casa ou simplesmente para o carro!

Já pararam pra imaginar a confusão gerada na cabeça deles?!?!?!

Com certeza não e se sim continua a repetir e replicar este comportamento…

Humildemente peço que procure ajuda o mais rápido possível ou aceite no futuro aquele terrível telefonema na madrugada de Sábado para Domingo te comunicando algo que nenhum de nós jamais gostaria de escutar…

Indiani Pegando pesado?!?!
Não!
Indiani sendo Indiani!
Autêntico, verdadeiro e sem o menor peso na consciência de literalmente dar “a real” pra você que acredita que ser o “best friend” é a melhor forma de educar!

Caiam na real; SEJAM MÃES e PAIS. assumam esta responsabilidade e todas as outras do “pacote” EDUCAÇÃO!

Vocês já pararam para pensar na diferença entre “ter filhos” e “criá-los”?!?!

Bem, passada esta “pequena introdução” vamos dissecar a frustração na Natação competitiva…

Vocês hoje viajam pelo menos 2x por ano duas semanas(uma a cada vez) para “assistirem” suas crias darem “show” na piscina não é?!

Antes fosse pois não é bem assim que tenho visto…

A maioria de vocês anda tendo comportamentos bem inadequados e comprometedores…

– Frustração tem, deve e vai existir, sem “ela” não há evolução.
– A felicidade é passageira e acontece bem de vez em quando.
– Fazer tudo para eles tira responsabilidade, afeta o amadurecimento e os transformam em futuros “bôcós”.
– Vocês chacoalham o “elixir da felicidade” cada vez mais forte esquecendo que a “frustração” continua grudada no fundo, com isso só irão continuar alimentando a sensação de dependência e incapacidade de realizar o “basiCÃO”; crescimento e amadurecimento…
– muitos querem concorrer ao Oscar assumindo o papel principal que não lhes pertence, mas sim a eles.

Vocês se tornaram biomecânicos, nutricionistas, fisiologistas, psicólogos, treinadores e mais tantos outros papéis de forma desnecessária e estão esquecendo do principal:
SEJAM APENAS OS PAIS, aproveitando estes momentos para desfrutar com seus amigos(os outros pais),deixando com que nossos anos acadêmicos com cursos de atualização, pós graduação, mestrado, doutorado e até pós doc façam fazer valer nossa profissão!

Eles precisam do apoio de vocês na arquibancada quando necessário e não na borda “fungando” nos nossos pescoços.

Já pararam para pensar que quando um resultado “adverso” aparece o mais importante não a “caça aos bruxos ou bruxas” e sim a análise como um todo?!

Outra questão, já que assumiram tantos outros papéis, vamos também dividir essa responsabilidade!
Essa “fatura” tem um valor a ser pago e também cabe a vocês já que escolheram assumir outros “papéis”!
O bom e Velho:
“Sentou, sorriu, a conta dividiu!”

Se temos por escrito, lavrado em cartório a autorização feita por vocês com nosso nome concedendo o direito de estar em ônibus, avião, hotel e alojamento, acredito que é pela confiança, então, CONFIEM ou procurem um outro alguém pra confiar ou desconfiar menos…

Bem, pra terminar selecionei dois trechos do livro:
EDUCAÇÃO VALENTE
Krissy Pozatek
Editora Lúcida Letra

“O essencial para se ouvir os sonhos de alguém é manter a pessoa se esforçando e processando, em vez de se colocar na posição de quem precisa ter todas as respostas”

“O mundo natural confere uma realidade que torna as leis de causa e efeito claras. Se chove, fica molhado lá fora… Não há atalhos nem brechas ou tratamentos especiais na natureza. Não se pode apertar o botão de DESFAZER… Se fizerem corpo mole e montarem um abrigo frágil, é possível que tenham uma noite difícil… Esses desconfortos temporários orientam suas escolhas…
Nos programas de terapia na natureza, não há nenhum pai ou mãe pairando em volta, e, com isso, as crianças precisam ser desenvoltas, ser capazes de resolver problemas, administrar o tempo e ter condições de conviver com os resultados caso não consigam fazer nada disso. Descobrem que são capazes e tem escolhas.”

Obrigado sábia “MÃE NATUREZA”

 

Alexandre Indiani
Mormaii Natação e Wetsuit
​WhatsApp +55 11 98198-0088
​Instagram @mormaii_natacao / @alexindiani

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *