Estou na “estrada” faz 46 anos, iniciei aos 10 anos competindo e aos 21 como Treinador.
Meus Pais pouco iam nos assistir, e quando iam estavam mais interessados em socializar com os outros Pais do que torcer por nós.
• Nossa Indiani, Você e seus Irmãos não ficavam tristes?!
• De forma alguma pois na primeira vez que participamos de um festival minha Mãe nos perguntou se queríamos que eles torcessem por nós e a resposta do “trio” foi: Aproveitem os Amigos de Vocês e não se preocupem conosco…
Ponto 1
Vocês Pais já perguntaram aos seus filhos como eles querem que Vocês se “comportem” na competição?!
Uma vez que estão entrando em um espaço deles é extremamente importante respeitar a vontade deles!
Ponto 2
Desenvolvimento de responsabilidade!
Como podemos desenvolver esta questão se cada vez mais retiramos as responsabilidades ao invés de progressivamente incluirmos?!
O suplemento em pó já chega batido faltando 10 segundos para ser ingerido. A toalha, o maio e a sunga ao sair da mochila (pelas mãos de Vocês) são imediatamente colocados para secar e depois (Novamente pelas mãos de Vocês) retornam para suas mochilas como se a “Fada Madrinha” magicamente o fizesse…
Quando vão viajar, as malas já estão prontas com 3 semanas de antecedência (fruto do “esforço” de Vocês…) e nesta questão Vocês ainda correm o risco de levar uma bronca pois não colocaram algum item de relevância MÁXIMA, como o Urso de pelúcia, as meias do Bob esponja, a bateria externa e por aí vai!
Sim, já sei a resposta de 99,37% de Vocês:
• Ai Indiani, se eu não fizer ele vai certamente esquecer!
Pode ser que sim, e se isso acontecer e o mesmo passar um “perrengue”, lhes asseguro que acontecerá no máximo 2 vezes!
A 1ª que ele realmente esqueceu e a 2ª para lhe testar. Percebendo que a “responsa” é dele e que você não irá aliviar, ele vai fazer dali em diante. Por estas questões nossa função, nosso dever e obrigação como Pais (que também sou), é de orientar, ensinar e educar acima de tudo!
Ponto 3
Os resultados são construídos no dia a dia de treino e quem está por lá somos Nós Treinadores. Em competição a palavra “técnica” diz respeito a nós; quando conversamos e avaliamos uma prova e um resultado tomamos como base não só o conhecimento no assunto mas também os pontos desenvolvidos no dia a dia.
Ao “atravessar” este canal de comunicação desenvolvido com base na confiança, Vocês passam a colocar dúvida e insegurança em uma relação que demora pra crescer e dá um bom trabalho!
Como diz meu “Irmão”:
“Muito ajuda quem não atrapalha”!
Ponto 4
Comportamento e amadurecimento de um Nadador em busca de se tornar um Atleta de Natação…Estamos entrando em um “carrinho de montanha Russa”; – altos, + baixos, piruetas, tontura, ânsia de vômito e vômito, paradas bruscas, aceleração repentina, frio intenso, ansiedade quando uma descida se aproxima, alívio quando começa outra subida e tantas outras sensações/emoções que fazem parte do crescimento, amadurecimento e evolução. O que podemos e devemos fazer é orientar corretamente sobre o uso do “cinto de segurança” e aguardar do lado de fora o término do “passeio”!
Tudo isso faz parte da construção do Ser Humano através de uma poderosa ferramenta chamada ESPORTE COMPETITIVO!
Aqui se Você não faz ou faz mal feito a “fatura” é cobrada em “parcela única” no dia da competição!
Não adianta que o tempo não volta, o “colo” dos Pais não reverte o resultado e a única coisa que temos é o bom e Velho: “levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”! Assim é a Vida, quer goste ou não, isso se chama REALIDADE!
No Esporte a realidade do resultado não escolhe, “Ela” chega para quem entrega regularmente as tarefas do dia a dia… Não fez; não alcançou!
Caprichou; tem muito mais chance porém não é garantido!
Traçando um paralelo, um Cardiologista entra em uma sala de cirurgia com o objetivo único de salvar o paciente mas a vida de estudos e cursos não são uma garantia…
Frustração fortalece!
Aprender com os erros fortalece!
Batalhar com seus medos e receios fortalece!
Com tudo isso desenvolvemos a “vontade real” do querer e para isso vale a pena passar por todas estas situações!
Eles (talvez mais Vocês) tem que entender que segundo Vinicius de Moraes a felicidade é algo que acontece no intervalo da tristeza!
É humanamente impossível ser feliz o tempo todo e é humanamente rico encarar a vida através da realidade; contos de fada tem Bruxas, Duendes malvados, trapaceiros e mau caráter!
“Pode ser que eles acordem de um sono profundo, pode ser que comam a maçã envenenada e sintam o gosto amargo da realidade… O importante é que despertem e tomem a vida pra si.”
Ponto 5
A “revoada” para a Terra do Tio Sam!
Em um momento de completo êxodo de Atletas para os Estados Unidos, Vocês Pais já se perguntaram o quão emocionalmente preparadas as “crias” de Vocês estão?!
Mais que o estudo, Ele sabe fritar um ovo?!
Faz arroz?!
Lavar louça?!
Sabem fazer um supermercado “básicão”?!
Sabem arrumar sua cama?!
Essa é a “Dna. Realidade” arrombando a porta sem pedir licença novamente!
A vida é muito boa mas para os que estão acreditando no “beijo” Ela pode não ser tão generosa!
Ponto 6
Trabalho em Equipe!
Dentro da casa de Vocês, as regras são dadas por Vocês e Nós podemos auxiliar, quando e se for pedido ajuda! No recinto do “buraco com água” as regras são Nossas e Vocês poderão nos auxiliar da mesma forma, quando solicitado!
Na via “direta e reta” estamos aqui para em conjunto como uma Equipe desenvolver os futuros Adultos que terão que conduzir suas próprias vidas; caso contrário teremos que viver 300 anos para que morram antes de Nós sem sofrimento (impossível!).
Lembrem-se que se isso acontecer vamos continuar contrariando a lógica e sofreremos por Eles…
Viva a ORIENTAÇÃO!
Esqueça a FACILITAÇÃO!
Promova a EVOLUÇÃO através da EDUCAÇÃO!
Alexandre Indiani
Mormaii Natação e Wetsuit
WhatsApp +55 11 98198-0088
Instagram @mormaii_natacao / @alexindiani