Jejum é para pagar promessa .. e olha lá!!

Bom dia!!!!

Hoje começamos um pouco diferente. Se ainda não se alimentou e vai nadar trate de comer, e se vai nadar depois trate de comer também pois o ditado é verdadeiro: “SACO VAZIO, NÃO PARA EM PÉ…”, e “SACO CHEIO DE ALIMENTO ERRADO, AFUNDA.”

Vamos lá; não sou Nutricionista e sim Treinador e Professor de Natação, mas o tempo de profissão, estudo e contato com várias pessoas da área de Nutrição me deram algumas noções muito claras sobre o que ingerir antes, durante, e depois da pratica esportiva.

Antes do alimento, quero começar com uma conta simples para mostrar aos que dizem que “NÃO SENTEN-SE BEM COMENDO PELA MANHÔ.

Imagine ontem (Quarta-feira) que você jantou às 20:00, e deitou-se às 22:00 para dormir. Acordou hoje (Quinta-feira) às 6:00 e foi nadar às 6:30 sem comer NADA.
Logo após o aquecimento já bateu aquela “depressão muscular”, vulgo FRAQUEZA!!!! Você se questiona sobre o fato, mas não consegue entender que depois de um jejum de 10 horas fica praticamente impossível sustentar o corpo em qualquer atividade fisica.

Você continua alegando que toda vez que come algo, “passa” mal e por isso decidiu não comer mais antes da pratica esportiva.

Pense no seguinte: Se você encher o tanque do seu automóvel, pode vir a greve que for que nada vai lhe atingir pois seu tanque esta cheio. Acredito que infelizmente não é assim que funciona, nem camelo no deserto vive sem H2O e alimento, então por que você ainda insiste em desafiar a natureza e seu próprio organismo?!?!?!

Ao acordar para praticar qualquer atividade fisica, procure ingerir frutas como laranja, banana, abacaxi, melancia e melão; neste “dejejum” ainda tem espaço para uma ou duas fatias de torrada com geléia e um suco (NATURAL) para finalizar.

Basicamente a sua ingestão foi com frutose (açúcar das frutas) e carboidratos (fonte de energia rápida). A digestão destes alimentos dura em torno de 45 minutos a uma hora, e a energia gerada estará a sua disposição assim que iniciar a atividade. Neste caso se sentir a famosa “fadiga” provavelmente estará relacionado a intensidade do treino e não a falta de alimento.

Caso seu treino/atividade tenha uma duração maior que uma hora, procure hidratar-se durante a atividade e caso necessite de alguma outra fonte de energia, procure alguma carboidrato em pó que possa ser dissolvido em água; se nunca tomou nada, e o fará pela primeira vez, seria ideal diluir o produto em uma maior quantidade de H2O para que ele fique menos concentrado e não lhe cause nenhum desconforto ou aquela sensação de “estômago cheio” causado pelo produto muito concentrado.

Já que falamos sobre “concentrado”, a pergunta pode ser: E O SACHÊ DE CARBOIDRATO EM GEL?!?!
Geralmente estes produtos tem uma grande concentração de carboidratos porém após serem ingeridos, a quantidade de H2O que deve ser consumida para facilitar a digestão deve ser muito grande, e neste momento aquela sensação desagradável de “estômago cheio” irá bater no seu cérebro.

Após seu treinamento, existe a “JANELA DOS 30 MINUTOS” que pede ao praticante que em um período de no máximo 30 minutos após o termino da atividade, o mesmo inicie novamente a se alimentar. Este processo é importantíssimo para que o organismo inicie a sua recuperação.

A alimentação de forma correta antes, durante e depois dos treinos e provas, ajudam não somente na reposição de energia para seguir sua rotina, mas também ajuda na recuperação e prevenção de lesões.

Depois dessa, fica aqui algumas dicas:
1) PROCURE SEMPRE UM PROFISSIONAL DA ÁREA DE NUTRIÇÃO;
2) Pare de acreditar que fazer atividade fisica sem se alimentar não tem problema;
3) Preste atenção: “Existe uma grande diferença entre comer e se alimentar. Enquanto o hábito de comer é apenas uma espécie de “abastecimento” do corpo, a ação de se alimentar é vista como uma forma saudável para manter o corpo regulado, aproveitando os benefícios dos componentes de cada alimento, trazendo, assim, a denominada nutrição.”

Desejo ótimos treinos e que ao praticar a sua atividade física favorita, você leve além da vontade algo mais para manter o seu corpo “alimentado” e preparado para seguir em frente.
Cansado e com fome não existe atividade nenhuma que traga prazer!!!!!

Um forte e molhado abraço,
Indiani

Alexandre Indiani
#ENCONTRO NACIONAL de TÉCNICOS
#MORMAII NATAÇAO e WETSUIT
Skype a.s.indiani / USA +1 904-525 0644