Oportunidade

A inspiração de hoje vem da Grécia Antiga e vou pegar carona na mitologia.

A mitologia grega é incrível. Ela descreve o mundo dos deuses e semideuses, suas vidas e como eles interagiam com nós humanos.

As Ninfas que oferecem inspiração, “sopraram” ao meu ouvido sobre Cronos. Um Deus que tem o poder do tempo, Senhor do tempo, aquele que aprisiona ou que liberta.
Ele, Cronos, parou tudo o que estava fazendo e resolveu nos presentear.(licença poética é claro)

Isso mesmo, ele disse assim: puxa nestes tempos complicados vou dar um presente para esses humanos : Tempo e junto com o tempo envio a oportunidade.
Cronos está nos oferecendo a oportunidade de criar causas e condições para mudanças através do tempo (licença poética para o isolamento social)

Refletindo… traduzindo…
Do que gostaria de se lembrar desses tempos de isolamento social no futuro?
Do que quer se orgulhar?
Qual será seu legado após este momento?

Seria interessante que você não apenas deixasse como legado a maneira que conduziu seu treinamento, seu trabalho, a organização do seu lar e a batalha para chegar ao final dessa “situação” bem física e mentalmente.
Como vocês sabem sou psicóloga e gostaria que você agora fizesse também uma faxina mental, arrumasse as “gavetinhas” de seu armário interno. Retirasse de sua mente, transformasse pensamentos que não te ajudam, crenças limitantes que te travam, em possibilidades de mudanças e aprendizado.

Por onde começar? Aqui segue uma ideia:

No final do dia, pegue um caderno, ou umas folhas e escreva sobre 1 ou 2 comportamentos que te chamaram a atenção no dia que passou.Não importa se a situação foi legal ou chata. Agora reescreva o que aconteceu com um outro final.

Um exemplo : Aqui em casa, tem um monstro que mora na geladeira que adora água gelada. Toda vez que vou pegar a água…. so está a garrafa. Claro que fico nervosa, irritada. O que posso fazer para que essa situação não se repetia? Veja que essa situação depende também de outras pessoas, mas podemos chegar em um acordo.
Posso encher a garrafa de água toda vez que tomar um copo, posso esconder a garrafa, posso parar e tomar água gelada. Essas respostas são melhores do que eu ficar irritada e mal humorada. Talvez não seja a resposta mais adequada, mas já está alendo.
Posso pensar em uma situação que só dependa de mim. Eu vou fazer meu treino e lavar minha roupa. Perfeito, funcionou muito bem. Mas posso sempre modificar minhas ações mesmo que a situação apresente uma resposta adequada. Vou esperar ate a proxima pessoa treinar e aí sim lavar a roupa junto. Sempre podemos e devemos estar dispostos a melhorar.

Lembrando que: aproveitar a oportunidade que nos é oferecida demanda escolha e escolhas demandam responsabilidades.

Faxina mental demanda escolha. Escolha de fazer diferente ou continuar igual.Use esse tempo para refletir. Pequenos passos farão a diferença no final…

Sempre gosto de lembrar da célebre frase do astronauta Neil Armstrong “É um pequeno passo para um homem, mas um gigantesco salto para a Humanidade”

Talvez os outros não percebam ainda, mas você sabe o bem que estas mudanças trarão…

Márcia Martins
@marciapsicologiaesportiva

One thought on “Oportunidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *