Diferença entre Descanso, Intervalo e o A Cada

Boas…

Como acredito que todos já tenham voltado dos seus devidos DESCANSOS, vamos para um assunto que aparentemente nos parece simples mas que na realidade não é bem assim.

Vamos começar com o DESCANSO…
Garanto que este é o que todos os seres humanos merecem em determinado momento do seu dia, da sua semana, do seu ano.
Descanso pode ser considerado o seu Domingo ou comumente chamado de “DAY OFF”!
Este “danado” é o sonho de qualquer Atleta ou Cidadão comum. O descanso realmente é um momento em que simplesmente descansamos; parece obvio para alguns mas ainda vemos o emprego do descanso ou melhor da palavra descanso sendo utilizada de forma equivocada.

No descanso podemos classificar um feriado sem treino, um Domingo, as férias, ou a troca da atividade habitual por uma diferente.

“Ô” Indiani, mas em um outro post você falou que isso era “Treinamento Cruzado” ou o famoso “Cross Training”…
Sim me recordo muito bem do assunto, e reforço aqui que o treinamento cruzado é uma excelente ferramenta para podermos manter o corpo em uma atividade diferente da que desenvolvemos no dia a dia.

Ex. Eu atleta de Natação durante as minhas férias estarei descansando da Natação porem estarei pedalando, correndo, fazendo pilates e outra atividade que não seja a minha principal e a intensidade jamais será na mesma proporção que a minha atividade principal.

Descanso no momento certo não é bom, é NECESSÁRIO!!!!!!!

Passando para o INTERVALO no caso de modalidades que trabalham com séries e repetições, classificamos como “aqueles” preciosos segundos entre uma série e outra…
Ex. 10 x 50m Crawl com intervalo de 15 segundos. Isso significa que a cada 50 metros completados, terei 15 segundos de INTERVALO.

O intervalo não leva em conta o tempo de realização ou intensidade em que os 50 metros foram percorridos, “ele” é apenas um tempo relativamente fixo onde o praticante vai ter uma pausa entre uma e outra repetição da série…
Este intervalo pode variar de individuo para individuo, além de sofrer alterações para mais ou menos de acordo com a resposta de cada um durante a série.

Seguindo a ideia de variações, os intervalos ainda podem ser ATIVOS ou PASSIVOS de acordo com o objetivo do trabalho.
Para entender melhor vamos aos exemplos tomando como base os 10 x 50m Crawl:

ATIVO: 10 X 50m com 25m caminhando total da série = 750m sendo 500 nadado e 250 caminhando. Para que serve um intervalo ativo? Este tipo de intervalo serve para que você possa manter a sua frequência cardíaca praticamente em um mesmo patamar não sofrendo uma variação muito grande. Neste caso possibilitamos um ganho maior de condicionamento ao praticante.

PASSIVO: 10 x 50m Crawl com 10 segundos de intervalo. Durante estes 10 segundos o praticante fica parado recuperando para o próximo.
Mas Indiani se o ATIVO traz um maior condicionamento, por que utilizar o PASSIVO?
Quando recebemos um praticante que esta iniciando a atividade e não sabemos seu nível de condicionamento, esta é a ferramenta mais adequada para entendermos como iniciar um bom programa seja ele para condicionamento ou competição.
Quando falo em competição, entendamos como um nadador Master iniciante, um Aluno que deseja fazer uma prova de Águas abertas.

Agora vamos para o terceiro e mais complexo dos três, o famoso “A CADA”= A/C = AC…

O que significa A CADA?
A CADA é uma versão mais potente do INTERVALO…
Como assim?!?!?!

Assim! 10 x 50m Crawl a/c 50 segundos
Significa que tenho 50 segundos para nadar os 50m e o que “sobrar” é o meu intervalo…
Se mantiver 40 segundos para percorrer os 50m terei 10 segundos de intervalo.

Em um plano fisiológico, este A/C é que irá determinar a intensidade da série.
Quando falamos em séries AERÓBIAS(séries mais longas que desenvolvem a resistência) o objetivo é sempre manter este A/C pequeno/curto. Significa que entre cumprir a distância e sair para o próximo, o individuo não permaneça mais do que 10 segundos parado; ex: 15 x 200m Crawl A/C 3 minutos onde o nadador vai gastar 2″50″ para percorrer os 200m.

Se aumentarmos a intensidade da série passando de AERÓBIA (aproximadamente 70% do seu máximo) para ANAERÓBIA (acima de 70%) vamos ajustar este A/C para que se tenha uma recuperação maior e para que se possa manter a qualidade/intensidade da série durante todo tempo.
Para este exemplo vamos retornar aos 10 x 50m Crawl.
AERÓBIO 10 x 50m A/C 50″ mantendo 40″ em todos os 50m
ANAERÓBIO 10 x 50m A/C 2″00″ mantendo 28″ em todos os 50m

Esta é apenas uma pequena ideia do significado de cada um, porém para que os treinos realmente tenham efeito positivo e levem o praticante ao seu objetivo existe um ponto que devemos estar muito atentos para chegarmos de forma menos dolorosa ao nosso objetivo:
Melhor tempo na “prova” para que estou treinando!

Este ponto será o nosso “MARCO ZERO” para o início de todo programa de treino!!!!!!

Espero ter dado uma pequena “clareada” neste complexo assunto … Qualquer dúvida entrem em contato e será um grande prazer poder esclarecer e trocar ideias sobre treinos, intervalos e A/C…
Caso o seu “DESCANSO” esteja programado para algum lugar paradisíaco é só me convidar!!!!!

Um forte e molhado abraço,
Indiani

Alexandre Indiani
#ENCONTRO NACIONAL de TÉCNICOS
#MORMAII NATAÇÃO e WETSUIT
Skype a.s.indiani BRA +55 11 98198-0088 / USA +1 904-525 0644

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *