De volta aos treinos … Como esta a sua Saúde?!

Boa 5a. !

Antes de começar a pensar em aumentar o seu volume e intensidade de treino, Você já fez seu
“check-up” anual ou semestral?!

Infelizmente no último Domingo (17/02) a comunidade Aquática foi sacudida com a triste noticia sobre o falecimento do Nadador Walter Stamford Jr de apenas 51 anos.

Até o momento o que se sabe é que o Walter foi vitima de um mal súbito. Como este caso infelizmente já ouvimos tantos outros não só em Maratonas Aquáticas, mas em outras modalidades. Não é comum nos depararmos com uma noticia desta vinda da Natação ou das Maratonas Aquáticas; mesmo assim todo cuidado é pouco e devemos sim passar por uma serie de exames todo ano para ter a tranquilidade necessária para seguir treinando e participando das nossas provas sem medo ou preocupação.

Neste momento sei que tem gente falando:
“Indiani, mas foi um mal súbito… Como podemos nos precaver de algo que não tem aviso, é súbito…”

Entendo perfeitamente, e sei que todos Nós também podemos ser surpreendidos por algum mal de natureza desconhecida mas no momento em que nos certificamos que estamos bem e prontos para seguir treinando e participando das provas e competições as quais treinamos e nos preparamos a sensação de tranquilidade e segurança é maior.

Para que possamos entender melhor, a passagem anual por avaliações medicas cabe também a passagem pelo Dentista! A saúde bucal tem grande influencia no desempenho esportivo.

Sua recuperação após um treino pode ser afetada, seu rendimento pode cair tanto nos treinos como nas provas. Estar com a saúde em dia faz a grande diferença!

Volto a dizer que infelizmente as fatalidades acontecem, mas estar em dia com a sua saúde tende a minimizar riscos desnecessários.

Temos que ter em mente que diariamente ou “X” vezes por semana submetemos nosso corpo a sobrecargas incomuns. Adaptação, progressão e aumento destas sobrecargas fazem parte de um programa de treino, e estar com a saúde em dia faz toda diferença.

Fica aqui não como uma “dica”, mas sim como um bom e forte “puxão de orelha”:
SE AINDA NÃO PASSOU PRA FAZER SEU CHECK-UP 2019, VALE A PENA MARCAR IMEDIATAMENTE E ATÉ LÁ DIMINUA OU INTERROMPA SUA ROTINA DE ATIVIDADE FISÍCA ATÉ TER EM MÃOS OS RESULTADOS E O OK DO SEU MÉDICO DE CONFIANÇA.

Uma outra reflexão sobre o assunto vai direto para os Corredores!

Quantos dos Corredores passam por uma avaliação física e médica periódica?!
Quantos seguem uma rotina de treinos monitorada por um Profissional?!
Quantos tem a real noção do que precisam fazer antes, durante e depois dos treinos?!
Quanto apenas CALÇAM SEUS TÊNIS E SAEM CORRENDO?!

Nem todos Nós fomos ou seremos Atletas, mas a SAÚDE esta acima de qualquer resultado, medalha, tempo e colocação… Muitos tem Esposa, Marido, Filhos, Amigos e uma vida inteira pela frente!

Nós da MORMAII NATAÇÃO incentivamos muito a prática esportiva, mas faça de forma responsável e consciente.

Neste momento triste e de alerta, desejamos aos Familiares e Amigos do Walter muita força para seguir em frente diante de uma perda irreparável!
Um forte e caloroso abraço de todos Nós…
Walter, que suas braçadas tenham o levado para águas tranquilas e cristalinas…

Alexandre Indiani
#ENCONTRO NACIONAL de TÉCNICOS
#MORMAII NATAÇÃO e WETSUIT
Skype a.s.indiani BRA +55 11 98198-0088 / USA +1 904-525 0644

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *