Fernando “CHEFÃO Scheffer

Boas…

Depois de um tempo na correria alucinante retorno para dizer que vivi intensamente o Troféu Brasil de Natação na semana passada…

Estive envolvido no Staff do Clube onde trabalho e depois de 5 anos sem estar presente lhes asseguro que foi extremamente intenso. Batalhas homéricas recordes de Campeonato e recordes Sulamericanos, além de varias marcas que colocaram os Atletas entre os “TOP 10” do Mundo.

Mas o que realmente quero mencionar foi o comprometimento e profissionalismo em especial de um Atleta…
Como a Mormaii ele também é do sul, mais precisamente de Canoas no Rio Grande do Sul.. O nome da fera é Fernando Muhlemberg Scheffer; nasceu no dia 6 de Abril de 1998, com apenas 20 anos é o atual recordista Sul-americano dos 200m e 400m nado Livre e recordista Mundial do revezamento 4x200m nado Livre em piscina de 25m.

Para entendermos um pouco do que ele é capaz segue um pequeno aparte dos Recorde Mundial do Revezamento, e o do Sul-Americano dos 200m nado Livre e 400m nado Livre…
Fernando nadou o Mundial na China entre os dias 16 e 19 de Dezembro de 2018 onde juntamente com seus três companheiros de equipe bateram o record Mundial (https://www.youtube.com/watch?v=gu2_sFFtT88) de volta ao Brasil foi direto para Porto Alegre para o Torneio Open entre os dias 19 e 21. Depois de uma viagem um tanto quanto longa caiu na água para nadar apenas os 200m nado Livre onde por pura superação e amor pelo que faz acabou destruindo o Recorde Sul-Americano com a marca de 1’45″51 no ultimo dia de competição. O ponto a ser ressaltado nesta incrível atuação é de que além da viagem um tanto quanto longa, o mesmo veio de uma competição em piscina “curta” de 25m para a piscina “longa” de 50m que é bem mais desgastante por não ter tantas viradas.

BRASIL É OURO 2018. 4X200M. COM RECORD MUNDIAL. BRAZIL IS GOLD SWIMMING IN CHINA WORLD RECORD.
É DE ARREPIAR. BRASIL CONQUISTA OURO NO MUNDIAL DE NATAÇÃO EM PISCINA CURTA NA CHINA. COM DIREITO A QUEBRA DE RECORD MUNDIAL. Foi um feito espetacular! Azarão na final dos 4x200m livre, o jovem time brasileiro surpreendeu os favoritos Rússia, China e Estados Unidos e conquistou a medalha de ouro do Mundial de piscina curta (25m) de … www.youtube.com

Bem, assim terminou a temporada 2018 deste “Garoto” que segue cursando administração de empresas, coisa que também além de ser rara merece o maior respeito e orgulho; SIM, ele ESTUDA, TREINA, NAMORA e DESTRÓI RECORDES.

Veio 2019 e com ele uma série de responsabilidades:
Ser um dos “TOP 5” do Mundo nos 200m Livre;
Ser um dos “TOP 5” do Mundo nos 400m Livre;
Ser integrante do Revezamento 4x200m nado Livre Campeão e Recordista Mundial em piscina de 25m;
Buscar em um ano Pré-Olimpico boas colocações para entrar bem nas eliminatórias para Tokio 2020 em Abril do ano que vem;
Alcançar índices para estar no Campeonato Mundial na Coreia e Pan-Americano do Chile;

Com esta agenda de objetivos bem definida partiu para o Troféu-Brasil / Maria Lenk de 2019 que finalizou no ultimo Domingo de Páscoa (21/04).

Logo na sua estréia classificou-se para a final dos 200m nado Livre.
Na final “suou a camisa” para ganhar a prova mas o objetivo de tentar novamente quebrar o recorde Sul-Americano acabou não acontecendo; os valiosos pontos de bonificação para seu Clube acabaram não vindo, e para quem conhece o “CHEFÃO” pode ler claramente a sensação de que estava faltando algo.

Os dias foram passando, nadou eliminatória e final B(9o. ao 16o.) dos 100m nado Livre, nadou as finais dos revezamentos 4×100 e 4x200m nado Livre e no ultimo dia de competição nadou pela manhã as eliminatórias dos 400m nado Livre onde era o atual recordista Sul-Americano da prova com 3’49″06.

Neste Domingo, tive o prazer e privilegio de acompanha-lo desde a prova da manhã até a prova da final pela noite.

Como de costume, chegou com a cara “amarrada” que como a Psicologa Marcia Martins já mencionou, para muitos seria uma “cara” de arrogância, mas para quem o conhece sabe que aquilo nada mais é que a verdadeira “cara” com ATITUDE, FOCO e CONFIANÇA.

Após classificar-se para as finais, antes de soltar na piscina externa do Maria Lenk apenas perguntei:
– E aí?!
– Tudo tranquilo…

E assim seguiu para soltar…

Pela tarde, aqueceu novamente na piscina externa e tive a honra de pegar uma série de rítmo antes de partir para final…
Pediu que pegasse 4x50m a cada minuto, e assim foi: 28″02, 27″58, 26″11 e ESTA BOM Indiani, parei por aqui…

Saiu, colocou a sua “armadura” e foi para prova, confesso que neste momento não teve como não ir até a piscina principal para assistir a prova… Até o presente momento, seria a segunda vez que entraria na piscina principal em uma semana inteira, a primeira havia sido na prova dos 200m Nado Livre na Terça-feira…

Durante toda a prova posso dizer que fiquei com um nó no estômago e transpirei mais do que quando estou pedalando… A prova segui emocionante até o final e quem não viu, segue o vídeo no link (https://www.youtube.com/watch?v=b_V0_gyzuKM).

Após o toque na chegada, foi emoção e comemoração pura e de uma intensidade de arrepiar até “defunto” em velório…

Como vivo da Natação e sempre fui um amante do esporte, não poderia deixar de expressar aqui a minha gratidão ao próprio Fernando a que sempre agradeço pela aula de Natação e o show quando cai na água, bem como ao Amigo e Treinador do Fernando, o Professor, Educador e incrível Ser Humano Sergio “SERJÃO” Onha pelos ensinamentos diários para toda a Equipe e Staff…

Realmente desabei e chorei muito de emoção ao assistir e presenciar o final emocionante do espetáculo!

Este é o verdadeiro sentido do ESPORTE: Superação, Atitude, Devoção, Comprometimento, Resiliência, Fracasso, Sucesso e o Companheirismo que vamos “angariando” ao longo da carreira dentro e fora das piscinas…

Depois de cinco anos retornar ao “Templo Sagrado” da Natação, assistir e me emocionar com o Fernando e várias(os) Outras(os) Atletas me faz apenas acreditar que o Esporte é sim uma das maiores ferramentas de aprendizado para Vida Pessoal e Profissional de qualquer Ser Humano…

Na próxima vou contar um pouco sobre uma “Menina” que já caiu nas graças do nosso Time Mormaii…

Um forte e molhado abraço,
Indiani

Maria Lenk 2019 400 Livre Final
Murilo Sartori. Final A 400 Livre
www.youtube.com

Alexandre Indiani
#ENCONTRO NACIONAL de TÉCNICOS
#MORMAII NATAÇÃO e WETSUIT
Skype a.s.indiani BRA +55 11 98198-0088 / USA +1 904-525 0644