Natação no Inverno X Nadar no Frio

Bom dia…

Inicio nesta quinta dia 06 de Julho escrever para este blog a convite de dois grandes “CAMARADAS”!
Agradeço muito pelo convite e vamos em frente que o frio “tá pegando” o pessoal que esta fora da piscina…

“Bora” pra Natação esquentar a alma, o espirito e porque não também o corpo?!

Como humanos, temos sempre o comando que nos faz pensar na contramão; no inverno queremos verão, e claro que no verão imploramos pelo inverno…

Como um nadador da era “antropozóica”, posso dizer que nos anos 70 e 80 nadamos por muitos e muitos invernos no frio; tanto fora quanto dentro da piscina passamos muito frio…
Na H2O entre 17 e 20oC, fora entre 10 e 14oC.

Pra mim, alem deste pequeno detalhe, ainda tinha o perigo morando dentro de casa… Meu Pai!
Dr. Joi, formado em medicina na década de 60, e com especialização em pediatria. Cuidando das crianças dos “outros” da mesma forma com que cuidava dos 3 “anjinhos” em casa…

Lembro do meu Pai recomendando para as Mães:
“- Dona Joana, deixa ele andar mais descalço, não coloque tanta roupa, dê banho mais frio no inverno; e por ai vai…

O tal do banho mais frio, pra nós de casa significava no inverno tomar banho na ducha gélida localizada no quintal da casa de Caraguá…
Todo dia depois da praia, o banho era na ducha lá fora. Frio pra caramba! A receita do Dr era a seguinte: “- Entra, conta até dez gritando bem alto que o frio passa e os anticorpos ficam mais fortes…”

Vou dizer uma coisa, depois de uns três invernos, e algumas reclamações da vizinhança, já tínhamos acostumado, e resfriado, gripe e afins era uma raridade em casa.

Posso dizer que nos dias de hoje, sofre mais o corredor de rua que o nadador/aluno de Natação durante o inverno. Mesmo em piscinas abertas com sistema de aquecimento, durante o inverno não encontramos água abaixo de 26oC.
A maioria das piscinas hoje são cobertas, os vestiários estão a alguns passos da piscina, e com certeza o chuveiro não é a ducha de Caraguá…

Não nadar por motivo de baixa temperatura no inverno “não cola” mais nos dias de hoje…

Vou mais para o lado da preguiça, falta de vontade e até uma falta de incentivo dos Professores do que a estação INVERNO…

Comecei a trabalhar com Natação em 1989. Desde então já tive o prazer de passar por vários invernos.
Nos mudamos em Janeiro de 2015 para o norte da Florida, e pelo primeiro inverno na minha vida, pude constatar que temos uma gama muito grande de desculpas para nos separarmos do meio liquido durante este período; mas que por aqui isso raramente acontece.

Pegamos uma media de temperatura oscilando entre 6 e 14oC, onde a água da piscina DESCOBERTA estava entre 26 e 27oC.
Posso dizer que estava bem desconfortável, mas as Mães traziam sem medo algum suas “crias” pra nadar. Estes pequenos humaninhos tinham entre 3 e 8 anos de idade. Permaneciam na piscina por 40 minutos e geralmente saiam enrolados em toalhas “king size” diretamente para o carro…

Fiquei impressionado, e ao mesmo tempo admirado…

Ficar doente por aqui, custa uma boa grana(mesmo tendo convênio médico), e por isso perguntei aos pais se os mesmos não tinham nenhum receio com relação a saúde das crianças. As respostas foram todas sempre parecidas: a intenção é de que com a atividade fisica na água a resistência as doenças fique maior…

Depois de escutar inúmeros pais, observar estes humaninhos bem destemidos, e o seu desempenho, constatei que geralmente que sofre mais é o Professor…

Depois dessa, esquece do inverno, coloca na mochila sua touca, seu óculos FLEXXA, maio/sunga, e venha dar “aquela nadada” pra seguir bem o dia, ou simplesmente pra aumentar a resistência do seu sistema imunológico…

Nos vemos na semana que vem!
Um forte e molhado abraço,
Indiani

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *