Lado A e Lado B de um campeonato Mundial de Natação

Bom dia pra que ainda esta com as orelhas fora da água!

Depois da leitura de 5a, DIRETO E RETO PRO MEIO LÍQUIDO; nem que seja só uma ducha…

Estamos na semana do Campeonato Mundial de esportes aquáticos. Esta será a 17a edição da competição. Abertura na Sexta dia 14, e encerramento no dia 30.
Serão 16 intensos dias onde poderemos assistir Nado Sincronizado, Saltos Ornamentais, Polo Aquático, Maratonas Aquáticas e Natação.

A MORMAII Natação tem seus dois Atletas patrocinados nadando nesta edição. Allan do Carmo(Maratonas Aquáticas) nas provas de 10Km e 25KM, e na Natação teremos Leo de Deus nadando a sua maior especialidade os 200m Nado Borboleta.

  

 

Como Técnico já tive a honra de vestir o uniforme da seleção Brasileira em algumas competições internacionais; ainda não fui para um Campeonato Mundial mas posso lhes assegurar que o nível de adrenalina, cortisol e outras tantas substancias licitas estará batendo nas nuvens.

Serão Atletas de 208 Países.

Muito Atleta, Tecnico(a), Massagista, Fisioterapeuta, Psicologo(a), Biomecanico(a), Chefes de Delegação e Dirigentes; já que estamos falando de água… é realmente um “MAR” de gente!

Como ex-atleta, posso lhes assegurar que muitas coisas curiosas acabam acontecendo no bastidores…
Algumas extremamente engraçadas, e outras nem tanto…

Garanto que perto de 95% tem as suas superstições… Estas vão desde pouco ou nenhum aquecimento, até roupas e movimentos esquisitos antes da prova. Tudo vale pra tentar desestabilizar ou tirar a concentração dos adversários. Dar socos no ar, soltar um “berro”, falar sozinho e por ai vai…

O chamado “call room”, que é o local onde os finalistas das provas de natação ficam antes de entrarem para a final, é o local onde muita coisa acontece.
Na ultima olimpíada, vimos antes dos 200m Borboleta, o sul-africano Chad Le Clos fingindo estar “socando” o Michael Phelps que na contra partida apenas fazia algumas expressões muito engraçadas tipo, “que cara idiota” e sempre tem principalmente entre os “velocistas”(nadadores de 50 e 100m) que batem ou “estapeiam” seus corpos com muita força, pra não dizer extrema violência apenas para dar “aquela” impressionada e mostrar o quanto “eu” suporto as minhas próprias pancadas…

Neste quesito, a ex-nadadora de borboleta Gabriela Silva(recordista Brasileira e Sul-americana dos 100m com 58″00), aplicava “carinhosos” tapas em seu rosto que davam até medo. Sempre pensei: “se alguém me der um tapa destes, nem revidar eu consigo pois serei nocauteado…”

Após as provas, vão direto pra piscina de soltura onde fazem algumas “séries”, batem perna, conversam e depois alguns vão para pequenas piscinas de gelo, ou macas de massagem…

Tudo vale para acelerar a recuperação! Na verdade, eu diria que “quase” tudo vale…

Quando assistimos as competições, na maioria das vezes não temos a menor ideia sobre o quão rigoroso é o “step by step” destes atletas antes e depois das provas onde tudo é cronometrado e organizado muito antes da competição…

Nas olimpíadas de Pequim em 2008, a programação diária do Michael Phelps, foi rigorosamente estudada e seguida “a risca” muitos meses antes do início da sua primeira prova(400m Medley/4 estilos).

As etapas rigorosamente calculadas, respeitadas e executadas iam desde o horário de acordar, o que fazer logo em seguida, o que ingerir em cada uma das refeições, tempo de aquecimento pela manhã e pela tarde, tempo de soltura, tempo na sala de imprensa dando entrevista, tempo para realizar o exame anti-doping, tempo para finalizar sua soltura, e por final, o tempo para retornar a vila olímpica e dormir ou descansar entre as eliminatórias, semi-finais e finais…

Não foi em vão; naqueles jogos, ele não só quebrou o record de medalhas de Mark Spitz, como estabeleceu um número “surreal” de 8 medalhas de ouro com 7 records mundiais…

Para nós “mortais”, ou amantes dos esportes aquáticos, deve funcionar da seguinte forma:
Se nado “X” vezes por semana, devo sempre ter minhas coisas comigo(parece ridículo mas não é). Se costumo nadar pela manhã, tenho que ter meu equipamento pronto na noite anterior; se nado ao final do dia, devo carregar minha mochila para o trabalho pois se por ventura tiver que retornar pra casa para pegar, sabemos que de lá não sairemos mais…

Alimente-se de forma adequada, antes e depois da suas “braçadas”…

Procure dormir o necessário, e o principal: “quando estiver nadando, pense ou tente pensar apenas na natação; será impossível resolver qualquer outra coisa de dentro da piscina, lago, mar e etc…

Querendo assistir, a transmissão será feita pelo canal fechado da SPORT TV, aproveitem, assistam, torçam e depois me enviem sobre algumas outras curiosidades que por ventura Vocês acharem interessante para comentarmos…

Um forte e molhado abraço,
Indiani

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *