Quer melhorar?! Então vá competir…

Quer melhorar?! Então vá competir…

O nosso dia a dia é uma competição, o nosso trabalho é um conjunto de competições, na nossa casa continuamos de uma certa forma esta competição; praticamente em tudo o que fazemos estamos criando uma disputa, estamos participando de uma competição.

Esta competição pode ser uma simples tentativa de terminar uma tarefa mais rápida, pegar o controle remoto da tv antes que alguém da sua casa, entrar no carro primeiro pra ficar na frente ou na janela, sair de casa mais cedo pra chegar antes no cinema para sentar em um lugar melhor, e por ai vai…

Se a vida é uma competição que tem inicio mesmo antes de sermos um feto, por que então devo competir até quando estou praticando a minha Natação diária?!

Como Técnico e ex-nadador, competição significa o momento onde vou colocar a prova todo o meu esforço e dedicação aplicado durante um determinado período de treinamento; significa que vou ser testado em uma situação de pressão (interna e externa), vou ter que lidar/aprender com o fracasso (caso aconteça), vou testar meu comportamento diante do sentimento de frustração, e na minha opinião, o mais valioso de tudo é o retorno para novamente iniciar um novo ciclo buscando aprimorar os pontos em que estou deficiente… Costumo dizer que, felizes são aqueles que na vitoria conseguem enxergar que ainda existe espaço para melhorar, aprimorar, aperfeiçoar e desenvolver.

Ao sairmos de uma competição vitoriosos, somos embrulhados em uma manto “protetor” que geralmente não nos permite analizar pontos que ainda apresentamos deficiência e precisamos trabalhar. Todos vem nos cumprimentar, abraçar, beijar, e tudo é só alegria.

A competição independente da idade deve ser incentivada, e “encarada” de forma positiva e natural, principalmente para as crianças que estão iniciando o processo de lidar com a vitoria e a derrota, o sucesso e o fracasso, a medalha e as mãos vazias.

Se conseguirmos mostrar o lado positivo de todo este processo (treinar, competir, fracassar, treinar, competir, fracassar, treinar, competir e triunfar), posso assegurar que estaremos desenvolvendo, aperfeiçoando, melhorando e trazendo para a realidade este “humaninho” em pleno desenvolvimento.

 

Incentivar a competição de forma saudável é extremamente positivo para todos nós… Competir é uma maneira real que possuímos para avaliar claramente se estamos ou não melhorando, se estamos ou não nos desenvolvendo, se estamos ou não mais rápidos, resistentes, fortes(mentalmente e fisicamente), e dispostos a dar continuidade em nossa atividade.

Para todos os que treinam, ou simplesmente dão a sua “nadadinha”, com certeza existe uma competição pra Você.
Converse com sua/seu Professora/Professor, Técnica/Técnico para que juntos possam encontrar a melhor forma de inserir uma “boa” competição durante o ano, ou vou além; colocar no seu calendário algum evento competitivo para ser o seu “teste”, a sua “prova”, o seu “vestibular”, enfim a sua referência para analisar o seu desempenho.

 

Depois de tudo isso, Você ainda pode dizer:
“Posso simplesmente subir no bloco durante a minha aula/treino e fazer um tiro de X metros ou Y minutos, para saber se estou mais rápido/resistente ou não…”

Minha resposta é:

Concordo discordando… Ao seguir este procedimento, Você estará testando apenas alguns pontos do programa. Ao subir no bloco para fazer este “tiro” durante o treino, Você simplesmente esta fazendo o que a revista 4 Rodas faz até hoje.

Testar a sua capacidade em um ambiente “controlado” não lhe mostrará a realidade 100%. Quando falo da “4 Rodas” é porque sempre que aparecia o resultado de um teste feito com um carro, o mesmo era feito em uma pista ou estrada, nunca no trânsito caótico onde 1Km = 1 ou mais horas.

Vá competir em outro ambiente, vá ser testado no meio de pessoas “diferentes”. Vá sentar na arquibancada, na praia, no lago, na represa para bater papo, observar os outros, “paquerar”, se divertir, nadar bem ou não, mas aprenda a expandir a sua capacidade de lidar com situações adversas, aprenda sobre o verdadeiro significado da superação, e o mais importante: DIVIRTA-SE!!!!!!

Competir de forma saudável e sem exageros faz muito bem, e não tem contra indicação…
Se depois de tudo isso Você ainda tem alguma dúvida, converse com o Profissional que lhe treina, e decidam qual a melhor maneira, ou o momento mais adequado para inserir este novo desafio na sua “planilha”.

Incentivem as crianças a participarem, apoiem, conversem e busquem juntos algo que é extremamente valioso nos dias de hoje: SUPERAÇÃO .

Um forte e molhado abraço,
Indiani

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *