Óculos de natação em águas abertas.

Como escolher seu óculos de natação em águas abertas.

Por Samir Barel

 

Olá amigos! Muitas pessoas me perguntam sobre o óculos certo para a prática da maratona aquática. Bom, não existe um óculos especifico pois depende muito do gosto e conforto de cada atleta. Eu pessoalmente gosto de óculos que me ofereça uma boa visibilidade lateral e que não aperte ao redor dos meus olhos pois esse tipo de desconforto pode ser crucial na hora de manter a concentração!

 

Compartilho aqui com vocês algumas dicas importantes na hora da escolha do material, especialmente antes de uma prova… O ideal é que o atleta utilize o mesmo óculos de treino para competir pois ele já estará adaptado ao ajuste do material e com o ângulo de visão que óculos oferece. Por isso, é importante que, caso o atleta mude de óculos antes da prova, ele faça isso pelo menos duas semanas antes do evento, para se adaptar ao modelo e evitar desconfortos.

 

Para saber se escolheu o tamanho ou modelo correto, encaixe os óculos fazendo uma leve pressão em seu rosto, sem colocar o elástico que fixa na cabeça. Se óculos fixar bem em seu rosto é porque não existe nenhuma entrada de ar, portanto este modelo será uma boa opção. Caso a pressão aplicada “descole” o óculos do rosto em algum momento é porque em algum lugar existe saída de ar, portanto a probabilidade de entrar água é grande.

 

Além disso, cada tipo de lente tem sua funcionalidade, portanto, é comum o atleta ter mais de um óculos para atender a necessidade específica de cada prova ou condições de treinamento. A lente transparente é boa para treinamentos em piscinas cobertas, provas noturnas ou dias completamente sem sol ou claridade. Lentes amarelas, vermelhas, azuis, entre outras cores, têm o mesmo objetivo das lentes transparentes, mas para alguns atletas esse modelo pode cansar a vista ou até mesmo “estressar” durante o nado, pois o fato de não saber as cores reais do que se está visualizando pode causar um desconforto grande.

 

Lentes fumê servem para provas em dias de sol e mormaço pois protegem os olhos e melhoram a visibilidade. Alguns atletas utilizam esse tipo de lente para treinar em locais fechados, pois quando acostumados não atrapalha. Já lentes espelhadas são ótimas para os dias de sol e mormaço pois protegem 100% do reflexo e facilitam os detalhes da visualização em provas.

 

E uma dúvida muito comum que ouço é: Como não embaçar meus óculos? Primeiro, não passe os dedos na lente quando o óculos for novo pois assim poderá manchar a lente e retirar todo anti embaçante original. Um dia antes de utilizar o óculos lave bem as lentes com detergente pois a gordura da pele ajuda a piorar o embaçamento, retire o detergente e deixe secar naturalmente.

 

Também existe um produto anti-embaçante que é vendido em lojas esportivas e de mergulho, que pode ajudar. Basta aplicar e deixar o produto secar na lente, mas é importante lembrar de retirar o excesso do produto após a secagem jogando água. Não esfregue com o dedo!! Deixe secar naturalmente. Se não fizer isto, o produto poderá causar irritação na vista.

 

Agora, a opção mais prática e barata, que normalmente utilizamos nos treinos, é a SALIVA! Lamba a lente de seus óculos e retire o excesso! Importante lembrar que por uma questão de higiene não é legal lamber óculos emprestados (risos).

 

Os óculos que utilizo, tanto para treinos quanto para provas, é o modelo VARUNA da Mormaii! Além de uma boa visibilidade lateral, o material utilizado na fabricação traz um conforto extra que não me incomoda em momento nenhum. Pelo menos 12h de duração eu garanto! (risos).

 

Espero que vocês gostem dessas dicas e possam aproveitar bem na hora de escolher o material ideal para treino e competição!

Abraços e até a próxima!

Samir Barel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *