Boas…

Conforme o texto da semana passada que dizia sobre ser OUSADO; três semanas atrás já havia conversado com a Márcia a respeito e a proposta foi muito interessante.

Hoje dou treino para Crianças/Adolescentes de 11 e 12 anos e venho percebendo que eles tem enfrentado uma certa dificuldade de atingir a intensidade que esta sendo pedida durante as séries… Pode ser um pouco de medo de ficar cansado ou exausto, mas acredito mesmo é que estejam em um processo mais de entendimento sobre o que é realmente um treino e como se deve realmente trabalhar para atingir o próximo nível.

Foi assim também no ano passado, mas a grande diferença é que o assunto OUSAR não havia aparecido nas nossas conversas.

Bem vamos ao que posso chamar de um “MIX” de ENCORAJAMENTO somado a uma boa dose de AUTO-CONFIANÇA com aquela pitada final de OUSADIA.

Passada uma competição onde detectei que eles estava realmente com receio de passar os primeiros 50 em uma prova de 100, ou os primeiros 100 de uma prova de 200 resolvi que nas próximas duas semana eu os levaria para uma verdadeira viagem aos treinos pesados… Quem vê pensa que substitui a piscina por uma sala de tortura qualquer.

Na verdade, lhes dei dia após dia séries com progressão em metragem, com diminuição dos intervalos e com os temidos tiros de 200m durante as séries.

Para que possam entender, eles treinam de Segunda à Sexta (5x na semana) por 2 horas e 30 minutos onde 30 a 40 minutos são de trabalho fora da H2O e o restante(tirando + eternos 15 a 20 minutos para se trocarem), mais ou menos 1 hora e trinta minutos passam na H2O onde a metragem chega em média a 3,500 metros.

Durante estas duas semanas chegamos um único dia em 4 mil metros, e neste dia fizemos 25 de 100 metros divididos em blocos de 5 combinando Medley e Crawl, piscina de 50m onde os intervalos eram a cada 1 minuto e 50 segundos para os de Medley e 1 minuto e 40 segundos para os de Crawl.

Todos os dias passei a fazer com que eles comemorassem e celebrarem cada uma das conquistas.

Neste breve período percebi que uma Menina e uma Menino estava com mais “fome”, peguei os dois e iniciei o trabalho de OUSADIA com os dois…
Diariamente os encorajava a tentar fazer a série mais forte, a puxar mais na segunda metade dos tiros, a realmente acreditar que para realizar algo diferente temos que mudar a nossa maneira de encarar os desafios, as séries, as provas; resumindo, disse para ambos que a OUSADIA seria a alma do negócio.

Plantei a semente e comecei a regar com muita H2O e CL em quantidade suficiente para fazer o mais seco dos olhos lacrimejar por umas boas horas.

Ao final de duas semana veio a competição e os resultados foram extremamente positivos, além dos testemunhos pós prova.

A Menina nadou os 100m Borboleta para 1 minuto e 20 segundo, abaixando quase 5 segundos do seu melhor tempo, e o Menino nadou os 100m Livre pela primeira vez abaixo de 1 minuto e 10 segundos, fazendo 1 minuto e 09 segundos onde abaixou 2 segundos do seu melhor.

Testemunho pó prova:

ELA
“Indi eu me senti tão bem nos primeiros 50m que sabia que o segundo 50 seriam ainda melhores que o primeiro… Quando percebi que todas estavam ficando para trás minha força aumentou ainda mais… Fiquei muito feliz em conseguir nadar e aguentar nadar diferente…”

ELE
“Indiani… estou MORTO mas sei que posso nadar ainda mais rápido… Desde a minha saída coloquei na cabeça que ninguém iria me passar, ou ficar do emulado… eu iria nadar sozinho lá na frente… De hoje em diante sei que realmente posso fazer ainda melhor pois estou treinando muito bem…”

Foi realmente um Sábado para guardar na memória, sai de lá com muita alegria e felicidade pelo feito dos dois… Ousaram fazer diferente, acreditaram ser possível fazer diferente, treinaram para fazer diferente, e realmente FIZERAM DIFERENTE.

Temos mais três competições até o final do anos, e a missão agora e fazer com que os outros 49 tenham OUSADIA para treinar diferente, trabalhar com “fome” e OUSAR MUITO…

Quem quiser tentar, estou aqui para dar o maior incentivo…
OUSE muito pois OUSAR além de ser delicioso, nos mantém com aquele frio positivo na barriga, aquela vontade de QUERO AINDA +…

Bons treinos…

Alexandre Indiani
#ENCONTRO NACIONAL de TÉCNICOS
#MORMAII NATAÇÃO e WETSUIT
Skype a.s.indiani BRA +55 11 98198-0088 / USA +1 904-525 0644