Receita do SUCESSO… Só que não…

URGENTE

Saindo do forno – Achei a receita do sucesso ?

É isso que todos procuramos não é mesmo. O mapa do tesouro, a mina de ouro, a lâmpada magica a famosa receita do sucesso. Sinto lhe informar que isso não existe, ao menos como pensamos.  O que existe é receita de bolo. Aquela que contém todos os ingredientes a maneira de preparo a temperatura do forno.  Mas quem já fez bolo, sabe que mesmo seguindo exatamente o que está escrito pode ser que o bolo não saia maravilhoso, talvez até embatume.  Ah, isso quer dizer que existem outras variáveis quando se faz até um bolo, como o forno, qualidade dos ingredientes, temperatura do dia.

E nós da geração zap,zap, da sociedade liquida, ainda  queremos e procuramos o rápido, o fácil, o  tudo para ontem. Que macarrão que nada, o melhor é o instantâneo, aquela combinação água + microondas.

Qual a receita do sucesso?

Se existir é muito ampla e difere de pessoa para pessoa, atleta para atleta. Ate podemos tentar começar a descrever alguns elementos tão importantes para chegar lá. Mas vou logo dizendo é um caminho longo, e que uma linda jornada pode não terminar como você gostaria. Você subiu no topo da montanha (era o que voce denominou sucesso), mas a visão que você teve quando chegou la, te decepcionou– porque o tempo estava fechado não foi o que você imaginou.

O que definimos como sucesso talvez seja na verdade um pacote muito grande.

Vamos a receita.  Talvez alguns ela esteja escrita. Escrita dentro de nos. Todos sabemos o que necessitamos. Então, toda receita começa pelos ingredientes.  Quais são os ingredientes (compreendidos aqui como as habilidades) que vão me fazer nadar melhor  …..

Escreva ai, reflita o que seria importante ? Técnica de nado, saídas, ondulações, viradas, filipina, chegadas, a parte fora da água. Esses aspectos não posso dar palpites (não é minha praia)

A minha praia é a receita mental, o que faz um atleta ter sucesso no esporte.

O principal ingrediente:  é o objetivo da jornada.

Definir o que você quer. Porque e para que está fazendo isso. Parece Cliché- , mas sem esse primeiro passo não se anda. De que adiante ter um Waze se eu não colocar o endereço? Lembre-se na água você esta lutando com você (são seus tempos) ganhar do coleguinha do lado não é um objetivo valido – o objetivo é abaixar SEUS tempos e assim a medalha será uma consequência disso (estudar o adversário talvez seja fundamental, saber como estão os tempos deles para chegar a um resultado mais objetivo )

Depois coloque – comprometimento. “A palavra comprometimento tem origem no termo em latim compromissus, que indicava o ato de fazer uma promessa recíproca. .. requer responsabilidade da parte de quem se compromete.”(https://www.significados.com.br/comprometimento/)Tal termo é utilizado para especificar uma obrigação, dever ou mesmo uma promessa. (https://www.meusdicionarios.com.br/comprometimento)

Assim o comprometimento se une ao seu objetivo e faz uma massa, que fica mais fácil de ser trabalhada e de incorporar os outros ingredientes. E esse ingrediente que me faz pular da cama para ir treinar, que me faz enfrentar o frio, o calor.

Tenha em mente então: o quanto você se compromete diariamente para chegar ao seu objetivo? Se comprometimento significa tomar uma responsabilidade, um dever, estou agindo assim?

Se não, quais desculpas eu me dou? Escreva no seu caderno…. escreva seu comprometimento, escreva suas falhas, escreva como corrigi-las e ponha em ação.

Talvez a receita de sucesso, seja um processo de sucesso.

Semana que vem continuamos nessa jornada. Escreva. Esses ingredientes já nos fazem pensar e muito! Compre um caderno, e escreva o que quer, e porque será importante chegar no que você quer. Reflita sobre isso. Se comprometa a cada dia dar um passo em direção a ele e ai simplesmente de esse passo.