Samir Barel se prepara para Maratona Aquática de mais de 20 horas

Nadador encara no mês de agosto Travessia do lago Bodensee, de 64km, concluída por apenas 4 pessoas

O próximo desafio do ultramaratonista aquático Samir Barel vai exigir muita habilidade e frieza. Na janela entre os dias 18 e 24 de agosto, o nadador paulista encara a Travessia do lago Bodensee, que faz divisa com 3 países da Europa: Alemanha, Suíça e Austria. Serão 64 quilômetros para percorrer e a previsão é nadar por mais ou menos 20 horas devido a falta de corrente.

“Apenas quatro pessoas no mundo concluíram a Travessia, que teve início em 2013. Além da alta metragem, sabe-se que a temperatura da água é de aproximadamente 17 ºC e os ventos fortes da região podem dificultar o nado caso soprem contra. As cidades e vilas nas margens prometem ser um espetáculo à parte, com castelos medievais, ilhas, vinhedos, igrejas, abadias, deixando o percurso ainda mais instigante” , explica o nadador de 34 anos.

A preparação para tamanha façanha está a todo vapor. Para testar o ritmo e as fases de treinamento, nós primeiros meses do ano Samir Barel participou do Circuito Mares, X-Terra e Rei e Rainha do Mar. Além disso, encarou também a Travessia Santa Fé-Coronda, na Argentina, prova de 57km que abriu o Grand Prix de Águas Abertas da FINA, circuito mundial de provas acima de 15km.

“Fiz provas mais curtas, com quilometragem de 3 a 7k, que servem para manter o volume dos treinos mesmo aos finais de semana e “folgas”. Já no caso da Argentina, como a metragem era maior, serviu como estímulo para ver como estava o condicionamento físico, o que precisa ser corrigido e também o que pode ser melhorado para chegar 100% em agosto”, disse o nadador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *