Qual prova/competição eu devo participar

Boas…

E lá se vai mais uma 5a.!

Se tem algum evento programado para este final de semana, leia com atenção para conferir algumas dicas sobre como escolher uma prova ou competição para participar.

Seguindo o exemplo do post passado onde comprar material pode ser ou não um problema, resolvi escrever hoje sobre as provas de Maratona Aquática bem como alguns torneios de piscina.

Sabemos que a cada mês que passa mais e mais provas e torneios entram e saem dos calendários. Para que Você tenha prazer e não passe por nenhuma situação desagradável ou até mesmo se coloque em situações de risco, siga alguns passos muito simples para escolher o evento que lhe atenda nos mais variados aspectos.

Procure sempre estabelecer no inicio da temporada um calendário que esteja adequado ao seu programa de treino.
Competir em algumas fases “pesadas” de treino requerem uma escolha extremamente acertada para que não resulte em frustração.

“Arriscar-se” participando em eventos que não estão de acordo com o seu ritmo de treino geralmente terminam em problema … Neste caso programe uma meta ligada a tempo de prova, e se for o caso aconselho a participar de uma prova que Você já tenha participado anteriormente. Isso lhe ajudará muito na avaliação da sua programação de treino.

Claro que sempre queremos novos desafios e também participar de outras provas gerando uma maior motivação para seguir treinando.
Assim sendo, procure colocar algumas provas “repetidas” no seu calendário; as mesmas servirão de avaliação para a temporada, e as novas provas serão os pontos de desafio para colocar a prova o seu programa de treino…

Quando falo em colocar “novas provas” no calendário vem alguns pontos extremamente importantes para literalmente não “entrar numa fria”.

Ao escolher uma prova “desconhecida” procure:
1) Pesquisar sobre a Empresa ou Pessoa que esta organizando o evento;
2) Encontre Pessoas que já tenham participado a fim de ter dados mais concretos:
3) Ao encontrar esta “Pessoa” verifique qual o nível da mesma. Se for alguém do seu nível OK, se não tome cuidado para não entrar em uma prova aquém ou além sua capacidade. Neste caso Você não correrá risco ou não entrará em uma prova que não lhe acrescentará muito;
4) Pesquise as condições do tempo no período da prova;
5) Tenha a certeza de que a prova atenderá as suas necessidades:

Após o “check-list” aproveite o momento e curta bastante o final de semana.

No caso das competições em piscina, basicamente o que Você deve averiguar são os mesmos pontos além de observar o programa de provas. Atenção para o seguinte:
1) Certifique-se que o programa atende a sua necessidade;
2) Escolha pelo menos uma prova diferente das suas principais;
3) Dependendo da fase de treino, escolha uma prova que teste a sua condição aeróbia. Uma prova acima de 400m é uma excelente pedida;
4) Escolha também provas mais explosivas como as de 50m e 100m, testando assim a sua condição de velocidade e capacidade anaeróbia;
5) De vez em quando arrisque as provas de Medley. Elas também são um excelente termômetro para a sua condição aeróbia;

Tenha em mente que variar, mudar, acrescentar, reduzir são pontos bem interessantes para a manutenção de um bom programa de treinamento!!!!!

Siga firme e seja consistente!!!!!!

Um excelente final de semana, e pode cair na água pois só assim a “coisa” vai pra frente…

Forte e molhado abraço,
Indiani

Alexandre Indiani
#ENCONTRO NACIONAL de TÉCNICOS
#MORMAII NATAÇAO e WETSUIT
Skype a.s.indiani / USA +1 904-525 0644