Aplicativos para Natação .. Não uso nenhum

Boas…

Pra quem já deu aquela nadada um ótimo dia, aos que ainda não, tem 5 minutos pra estar na borda, as margens ou na orla! “Bora”!

Comecei a nadar no final dos anos 70, meu primeiro oclinhos veio depois de muito colírio. Sempre tive problema de visão. Mais que o cloro nos olhos, o maior desafio era enxergar o relógio para cumprir os intervalos.

Quando nos anos 90 comecei a usar um relógio a prova d’água, me senti em filme de ficção cientifica; nadando e observando o meu tempo logo ali no meu pulso! Foi realmente algo sensacional… Nesta fase já usava oclinhos.

O tempo passou e muita tecnologia foi literalmente “despejada” não só na Natação mas em praticamente tudo.

Já me perguntaram sobre dar treino a distância utilizando planilha. Minha resposta no inicio foi de ser contra, mas depois de um tempo eu mesmo estava enviando planilhas de treino.Neste ponto faço algumas ressalvas:

1) conhecer quem esta se utilizando da planilha é fundamental,
2) estar acompanhando treino de tempos em tempos também é importante,
3) o trabalho de técnica é constante,

Apenas nos três itens acima, literalmente tenho que me colocar a disposição do “cliente” em algum momento deste processo. Estar presente faz muita diferença. Hoje tem solução pra isso?! Claro que sim.

Você pode filmar Você nadando, enviar para o profissional que esta ministrando o treino e
em uma video conferência através de algum aplicativo vocês podem analisar as imagens, sinalizar os postos a serem corrigidos e assim seguir os treinos. Neste momento vamos para a segunda bifurcação.

Para quem estou enviando os treinos?! Atleta?! Ex-Atleta?! Com alguma experiência?! Sem experiência?!

Respondendo estas perguntas, acredito que a chance de um programa nestes moldes apresentarem resultados positivos esta realmente na ordem das perguntas.

 

Pessoas com um pouco mais de noção sobre treinamento, e com experiências passadas de aulas e treinos com acompanhamento, tendem a absorver melhor este tipo de trabalho por planilha. Se Você não tem uma boa noção de técnica de nado, eu recomendaria que de acordo com a disponibilidade de ambos, fizessem treinos com a presença periódica do Profissional; exatamente para o trabalho técnico.

 

“Pessoal”, sejamos sinceros… Pegar tempo, olhar intervalo, contar metragem, isso sem duvida alguma qualquer um de nós tem habilidade suficiente para fazer!

Durante esta semana pesquisei sobre aplicativos especificamente para Natação; não encontrei muitos (algo em torno de 15), com certeza se tivesse mais tempo acharia uns “ENTA” a mais. Nesta amostragem um me chamou a atenção, exatamente pela proposta.

Aplicativo baixado no seu smartphone, colocado em uma “capinha” a prova d’àgua com aquela tira elástica para ser afixado no seu braço (como as que vemos com os corredores). Neste momento pensei:

– Nadar com o “telefone” no braço?!?! Para mim é desconfortável, mas vamos em frente… O aplicativo faz a calibragem especifica para cada um dos 4 nados. Ao nadar, os movimentos feitos são analisados pelo aplicativo que em sistema de eixo tridimensional identifica cada um dos “4”.

Se neste momento Você esta impressionado, imagina a pessoa que vos escreve… “PIREI”!

Além disso ele fornece baseado na distancia nadada em cada estilo, a frequência de braçada (isso os cronômetros também fazem, mas precisa de um Técnico/Professor acompanhando), e distancia média percorrida a cada ciclo de braçada… Coisa “DJOW”… “DJOWTROMUNDO”!!!!!!!

Mais uma vez pensei:

-Maravilha!!!!! Mas se o Humano que esta se utilizando desta tecnologia for tecnicamente deficiente?!?!?! TRADUZINDO: e se o/a “cara” for tecnicamente ruim?!?!?!
Ai Vocês vão dizer: P…A Indiani, fala logo que Você é contra o uso de aplicativo, que Você não recomenda, que Você não acredita.

Ai o Indiani responde: Aceito sim o uso dos aplicativos, apenas acredito que a supervisão das suas aulas e treinos deva ser feita periodicamente por um Profissional; esta periodicidade, será determinada por fatores que em comum acordo serão estabelecidos entre as partes.

Já esta provado que a tecnologia exerce um papel importante no nosso dia a dia. No esporte “ela” em conjunto com os Profissionais bate e estabelece recordes mas, o trabalho de “TÉCNICA” e aprimoramento “TÉCNICO” ainda não esta disponível em nenhum aplicativo.

Escolha os seus (APLICATIVO e PROFISSIONAL), e ótimos treinos!!!!!
Um forte e molhado abraço,
Indiani

Alexandre Indiani
#ENCONTRO NACIONAL de TÉCNICOS
#MORMAII NATAÇAO e NEOPRENE
Skype a.s.indiani / USA +1 904-525 0644

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *