Será que preciso de aulas particulares fora meu treinamento?!

Depois de inúmeras promoções maravilhosas da MORMAII NATAÇÃO retorno para batermos um bom papo sobre um assunto muito comum hoje em dia: fazer ou não fazer aulas particulares para correção e melhora da técnica de nado.

Por cinco anos convivi com este serviço e também ministrei muitas aulas particulares nos EUA.

Por lá isso faz parte da cultura e a maioria (entre 60 e 70%) dos Atletas de Natação entre 8 e 16 anos, Nadadores Master e Triatletas fazem aulas particulares durante a semana e aos fins de semana.

Aulas de 45 minutos que são oferecidas em pacotes de uma, duas e até 8 aulas.
Por lá os Profissionais trabalham na condição de uma melhoria “programada” por este motivo os pacotes tem um número de aulas que varia de lugar para lugar e a intenção é a de promover um aperfeiçoamento técnico para que o mesmo possa continuar a sua rotina de treinos com seu time e Treinador.

Ai Você me pergunta: Posso fazer mais de X aulas, assim “tipo” pacote de celular (tudo ilimitado)?!
Eu te respondo: Sim, mas não é este o intuito.

Muitas vezes nos times pelo número de Atletas fica difícil a correção de todos durante uma sessão e por este motivo é que se procuram as “private lessons”, na contra partida os Treinadores do time são os que o fazem em seus intervalos. São pagos por isso e dão continuidade no trabalho que vem sendo desenvolvido no dia a dia.

Isso acontece principalmente para que a pessoa que esta contratando o serviço receba as orientações seguindo a mesma linha de comunicação e metodologia desenvolvida no time, caso não se tenha a disponibilidade do Treinador, geralmente outro membro da comissão técnica do time será escalado para este trabalho, pensando e seguindo a mesma linha de raciocínio adotado por eles.
Minimizando assim a chance de se falar, fazer e trabalhar de forma diferente do dia a dia além de diminuir a chance de confundir a cabeça do “contratante”.

Certo? Errado? Não sei a resposta…
O que sei é que de forma clara, objetiva e sincera o serviço é solicitado e oferecido com o intuito de privilegiar o Profissional que tem contato direto com o Atleta gerando um ganho extra além da confiança no trabalho.

Legal Indiani!
E aqui no Brasil, como funciona?!

Aqui posso dizer que existem excelentes Profissionais fazendo este tipo de trabalho e sendo muito bem remunerados por isso, mas diferentemente dos EUA, por aqui os Profissionais de um time tem que fazer isso fora do estabelecimento pois diferentemente de lá as nossas leis trabalhistas e os regulamentos das instituições veem isso como uma ameaça e não como uma ajuda.

Por lá não ficamos com os 100% do valor pago, até porque o local tem despesas de manutenção que o “contratado” não tem; mas por aqui isso é realmente muito difícil pelo sistema “quadrado” das leis trabalhistas e também pela visão distorcida de alguns gestores esportivos que não veem com bons olhos essa pratica.

Na outra ponta deste iceberg existem o que ao meu ver gera uma “luz amarela”… Isso da-se ao fato da procura por Profissionais fora do dia a dia que tem uma filosofia e metodologia geralmente diferentes da aplicada no time que o “aluno” treina e desenvolve o programa.

– Indiani, então Você vê nessa situação um problema e não uma solução?!
– Minha resposta é direta e simples… De forma alguma vejo isso como um problema se houver uma conversa triangular entre o Atleta, seu Treinador e o Profissional que esta sendo contratado para prestar este serviço.
Caso contrario vejo como um emaranhado de informações que pode gerar duvida, descrença e desconfiança num futuro próximo.

Para que fique claro digo novamente que sou TOTALMENTE A FAVOR desde que haja uma conversa franca e aberta entre as partes.

Se Você quer contratar este serviço para um trabalho técnico pois é difícil para seu Treinador dedicar um tempo maior no dia a dia em detrimento do tamanho da equipe OK e mais que JUSTO e a minha sugestão é de uma boa e esclarecedora conversa antes para alinhar os pontos e depois procurar uma ajuda externa, e que também o Treinador tenha acesso a este Profissional para caso necessário eles possam conversar e criar estratégias de trabalho em conjunto. Garanto que esta seja a maneira mais profissional e honesta de se trabalhar.

Fazer as coisas sem a devida comunicação podem gerar algum mal entendido ou desavenças posteriores que irão atingir em cheio o “contratante”.

Aulas particulares são e sempre serão uma ótima solução para quem precisa e ao mesmo tempo uma excelente maneira de outros Profissionais desenvolverem e mostrarem seu trabalho desde que seja feita de maneira clara e aberta.

Uma boa comunicação é e sempre será a ferramenta de desenvolvimento mais poderosa que podemos e devemos usar!

Sentiu necessidade?!
Procure um Profissional e desfrute da melhoria que com certeza lhe será proporcionada!

“BORA LÁ TREINAR” !

Forte e molhado abraço,
Indiani

Alexandre Indiani
#ENCONTRO NACIONAL de TÉCNICOS
#MORMAII NATAÇÃO e WETSUIT
Skype a.s.indiani BRA +55 11 98198-0088 / USA +1 904-525 0644