Swim Camp

Boas…

Aquela boa e velha pergunta: JÁ NADOU?!

Bem espero que sim, se não ainda da tempo… Até meia noite ainda é hoje!

Florida, o paraíso da natação…
Temperatura media no inverno entre 15 e 24oC, no verão ai o “bicho pega”, geralmente acima de 350C com uma manhã amena de 26oC as 6 da matina.

No Estado existem pouquíssimas piscinas cobertas, me arrisco a dizer que este número não passa de 10; com centenas de clubes o Estado é dividido em dois, o Sul chamado de Florida Gold Coast e o Norte chamado de Florida Swimming.
Com uma variedade absurda de nacionalidades, tem até americano morando por aqui…

Um produto que tem uma adesão enorme de Nós “Brazucas” são os famosos “Camps”.

Swim Camp, ou Training Camp, como Você preferir.
Diferenças?! Eu não vejo nenhuma…

Talvez no pacote externo seja o maior diferencial entre o Mickey Swim Camp e o Donald Training Camp.
Alguns oferecem passeios, outros não, alguns oferecem filmagens e trabalho tecnico, outros somente o trabalho tecnico, enfim a questão é mais profunda do que ir ou não para a Disney depois do treino…

Faz muito tempo que participo de “Swim/Training Camps”; comecei em 2009 no sul da Florida com o DAVIE Nadadores onde tive o prazer de trabalhar ao lado do “lendário” Coach Alex mais conhecido no Brasil como Pussi; trabalhei no camp entre 2009 e 2012, voltei para o Brasil, continuei indicando nadadores para os camps e em 2015 retornei para o norte da Florida onde no ano seguinte fui o idealizador do Olympic Trials Swim Camp realizado em 2016 por conta da seletiva Olímpica dos Estados Unidos.

 

Foi a primeira vez em que foi feito um camp para assistir a seletiva Olímpica americana, treinar, aprimorar técnica e de sobremesa um passeio na Universal Studios antes de embarcar de volta pro Brasil…

Foi a melhor experiência que ja tive como treinador; pudemos juntar o grupo de atletas daqui dos EUA (Planet Swim Aquatics), e mais um belo grupo de atletas do Brasil.
Tivemos a oportunidade de treinar pela manha e assistir por 4 dias consecutivos as finais da seletiva.
Acredito que tenha sido uma verdadeira “aula prática” sobre natação de altíssimo nível.

Posso dizer que hoje existem mais de “ENTOS” camps pelos Estados Unidos e o grande diferencial entre eles esta na parte do treinamento o restante basicamente é igual.
Ao procurar por um, veja como são as instalações, quais são os seus objetivos, e o programa ligado a natação (aulas/palestras, filmagens, tempo de treino e se participam ou não de competição).

Estes itens fazem muita diferença se você realmente esta embarcando em um programa para voltar nadando/treinando melhor.

Uma curiosidade sobre este serviço, é que aqui constantemente os atletas fazem camps em diferentes locais durante o período de verão (Maio a Agosto). Viajam para outros locais e treinam com diferentes Técnicos. Conhecem novos métodos de treino, fazem novos amigos e acima de tudo começam a focar nas possibilidades de continuar treinando quando forem para universidade.

Acredito que o potencial de desenvolvimento deste serviço no Brasil é algo sensacional, e que com certeza seria muito bem aproveitado diminuindo bem o custo e proporcionando o intercâmbio entre atletas e clubes.

Afirmo que pela experiência que acumulei nestes anos, os Brasileiros estão no topo da lista das nacionalidades que mais procuram este tipo de serviço na modalidade de natação e que o número de atletas que poderia participar seria ainda maior se existisse este serviço em clubes. Hoje ele existe, e é promovido por Atletas como Thiago Pereira, Etiene Medeiros, Felipe Lima e Cesar Cielo juntamente com os Treinadores Alex Pussielsdi, Fernando Vanzella e Jeferson Neves, mas que se os clubes entrassem nessa “brincadeira”, o número de participantes poderia ser ainda maior…

Uma das equipes que mais participa destes “camps” aqui nos EUA é a Academia Gota de Belo Horizonte.
No último ano estiveram na Monte Verde Academy que fica a 30 minutos de Orlando.
Atualmente dirigida pelo Head Coach Guilherme Ferreira.

Um novo modelo de “camp” foi desenvolvido pelos ex-nadadores Diogo Yabe e Thiago Orso. Neste “camp” chamado de Atleta Estudante; além da natação, os Atletas também participam de aulas de inglês em uma High School, e visitam Universidades ao redor de Jacksonville.

Existem clinicas/camps para todos os gostos e bolsos, escolha a sua e passe por uma experiência transformadora…

Depois de um Raio X dos camps, o melhor é cair na água e ficar preparado pra embarcar em uma destas viagens…
Forte e molhado abraço,
Indiani

Alexandre Indiani
#ENCONTRO NACIONAL de TÉCNICOS
#MORMAII NATAÇAO e NEOPRENE
Skype a.s.indiani / USA +1 904-525 0644

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *